M Xico
México
Conquista Espanhola (1519 - 1521)
As grandes civilizações se concentravam às margens dos grandes lagos, entre eles o lago Texcoco, que mantinha povoamentos antigos como os astecas. Estes, no século XIV, terminaram por dominar os demais grupos indígenas.
A colonização ocorreu quando o governador de Cuba decide mandar expedições a fim explorar o local e conquistar o território que até então pertencia às tribos dominadas pelos astecas.
Uma força espanhola chefiada por Hernán Cortez é mandada, a qual dizima o Império Asteca. No entanto, é envolto por perguntas de como um exército tão pequeno conseguiu acabar com um império inteiro, cuja capital Tenóchtilán era mais populosa do que qualquer cidade europeia na época. Além de terem tecnologia superior (armas), Cortez também fez uso do rancor que os povos vizinhos carregavam dos astecas, que os dominavam usando violência extrema e cobrando altos impostos. Aliados, estes viam os espanhóis como libertadores, mas após a derrota dos astecas, notou-se que apenas mudaram de senhores: agora eram dominados pelos espanhóis. Por acreditarem no regresso de Quetzalcoalt, os astecas pensaram que os conquistadores espanhóis eram enviados dos deuses. Por isso, no princípio, ofereceram pouca resistência aos seus avanços.
Após uma importante batalha em 1519, a população asteca começava a ser dizimada pelas doenças que os espanhóis trouxeram, principalmente a varíola, até que fossem totalmente derrotados em 1521, marcando assim o início do Período Colonial. Hernán Cortez, além de ser conhecido como destruidor do Império Asteca, também foi visto por ter conquistado o centro atual do México para a Espanha. E em apenas dois séculos após a tomada da capital asteca, essa conquistará a totalidade do México.
Período Colonial (1521 - 1810)
Obs.: entre 1521 a 1810, o México era conhecido como Nova Espanha, a maior parte das terras era dominada por proprietários espanhóis e seus descendentes brancos. Além de ser