Massas, volume e densidade
INSITUTO DE FISICA E QUIMICA – IFQ
Número de Matrícula:
Nome:
Número de Matrícula:
Nome:
Número de Matrícula:
Nome:
CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS (1º/2014)
Data da realização do Experimento: 10/03
Itajubá
OBJETIVO (S)
Determinar a densidade, massa e o volume da água em diferentes condições e com diferentes instrumentos.
INTRODUÇÃO
Durante a primeira aula de laboratório foram apresentados os instrumentos básicos de laboratório, tais como balanças, béqueres, pipetas e vidrarias em geral; como calibra-los e obter medidas precisas com eles. Apresentou-se também as definições de exatidão e precisão e suas aplicações em experimentos, noções básicas de normas e segurança em laboratório, como por exemplo: indumentária em experimentos e descarte de resíduos.
Utilizou-se de conceitos acerca de densidade, massa, volume e temperatura para obter resultados próximos dos usados na teoria.
Revisando alguns conceitos, segundo a Enciclopédia Barsa [1], densidade é definida como o quociente entre a massa de uma substância e o volume que ela ocupa no espaço. A densidade é um valor adimensional baseado no valor da densidade da água destilada à 4ºC.
Outro conceito utilizado foi o de massa, que, segundo o site da Udesc [2] pode ser enunciado como o módulo do quociente entre as forças aplicadas num determinado corpo pela aceleração produzida nesse corpo.
Por fim, a temperatura pode ser definida como uma grandeza que caracteriza o estado térmico de um determinado corpo ou sistema [3].
As vidrarias necessárias para a realização do experimento foram calibradas através de procedimentos como pesagens e medições de temperatura. Tais procedimento serão detalhados durante a discussão do experimento.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Materiais e substâncias:
Béquer (50 mL);
Béquer (100 mL);
Bureta (25 mL);
Chapa de aquecimento;
Balança digital analítica;
Pipeta volumétrica