mediçãoe de volume, massa e densidade
CEFET – MG
Engenharia de Automação Industrial
Química Geral Experimental
EXPERIMENTO 3
MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E TEMPERATURA ASSOCIADOS À PRECISÃO E EXATIDÃO DE MEDIDAS.
Realizado em: 15/04/2014
Entregue em: 22/04/2014
Turma: 1
Grupo: 1.2
Observações
Nota do Grupo
Luiz Antônio Silva Júnior
Marco Aurélio
Carolina Ribeiro Duarte
Profª. Responsável: Sulamita de Almeida
Araxá – MG
Abril/2014
RESUMO
Na primeira aula de laboratório de química, realizaram-se experimentos de medição de massa, densidade e volume e analisou-se a exatidão das vidrarias volumétricas.
Algumas vidrarias são mais exatas do que outras, dependendo da necessidade de cada experimento, devem ser utilizadas aquelas com maior exatidão, por exemplo, a bureta é mais exata do que o erlenmeyer, por isso deve-se levar este fator em conta na hora de escolher que vidraria será usada para a medição de volume.
Já nas medições de massa para o cálculo da densidade, dentre os recipientes de 100 ml: proveta, balão volumétrico e béquer; o que apresentou um menor desvio foi a proveta, portanto ela seria a melhor opção de escolha em meio aos demais.
Enfim o experimento consiste em realizar medidas de volume em alguns aparelhos volumétricos, e comparar entre eles os erros obtidos das medidas, depois realizar medidas de massa para determinar os erros em função da densidade e temperatura.
PALAVRAS CHAVES
Exatidão, precisão, medidas, volume, massa, temperatura e densidade.
SUMÁRIO
LISTA DE TABELAS
OBJETIVOS
O experimento em questão tem como objetivo analisar os diversos tipos de vidrarias e poder classificar por exatidão de medida cada uma delas. Essa prática visa instruir-se a utilizar a balança da forma correta, além de ler corretamente termômetro, béquer, erlenmeyer,