relatorio massa, volume e densidade
Determinar a massa de um sólido;
Determinar o volume de um corpo de forma geométrica irregular;
Determinar a densidade relativa de um sólido usando um picnómetro;
Estudar os métodos pelos quais se calcula o volume de um corpo de forma geométrica irregular, assim como da densidade relativa de um sólido usando um picnómetro;
Confirmar as características destas propriedades físicas de acordo com os resultados obtidos.
Objectivo secundário:
Tomar contacto com algum do material de laboratório e constatar a sua utilidade, como por exemplo o picnómetro e as balanças
Introdução
No dia-a-dia, e com uma certa frequência, a massa e o volume de um material utilizam-se indiferentemente como meios de avaliar quanta matéria esta presente num determinado corpo. Isto significa que estes conceitos não estão, por vezes, suficientemente clarificados. Quando se pretende, por exemplo, efectuar a determinação do volume de um corpo, utilizando algumas das técnicas habituais, surge a necessidade de precisar com rigor o que se entende por volume desse corpo.
Porquê a necessidade de tal rigor? A razão explica-se por haver situações em que ocorre variação de volume com a variação de temperatura, mantendo-se, no entanto, a massa do corpo.
Massa – Balança
A unidade de massa no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o quilograma (kg). A medição da massa de um corpo efectua-se, normalmente, com balanças. Os dois tipos de balanças que utilizámos na nossa aula foram a balança de precisão (sensibilidade – 0,01) e a balança analítica.
As qualidades mais importantes de uma balança são a sensibilidade e a precisão.
A primeira indica-nos o valor mínimo da massa necessário para deslocar uma divisão na escala; a segunda fornece o desvio dos valores obtidos para a mesma massa.
Numa balança de precisão, uma vez