relatório de medidas de massas, volume e densidade
Na primeira aula de laboratório de química, realizaram-se experimentos de medição de massa, densidade e volume e analisou-se a exatidão das vidrarias volumétricas.
Medir é obter um valor numérico associado a uma unidade de medida previamente estabelecida, ou seja, a necessidade de medir vem da necessidade de comparar, precisamos assim, de unidades de medidas universais e pré-estabelecidas.
Algumas vidrarias são mais exatas do que outras, dependendo da necessidade de cada experimento, devem ser utilizadas aquelas com maior exatidão, por exemplo, pipetas, bureta ou provetas, sendo as duas primeiras de calibragem muito exatas e a proveta, de valor mais aproximado, essas vidrarias são mais exatas que o béquer e o erlenmeyer já que eles são mais utilizados para dissolução de solutos sólidos , por isso deve-se levar em conta na hora de escolher que vidraria será usada para a medição de volume (ALUNOS ONLINE).
As vidrarias têm coeficiente de expansão muito pequeno, devido a este fator as variações de volume em função da temperatura de um recipiente de vidro não precisa ser levadas em consideração.
A densidade é muito utilizado para caracterizar substâncias. É definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume de substâncias (BROWN, LEMAY e BURSTEN, 2005).
2. Objetivos
Esta prática tem como objetivo manipular corretamente as vidrarias utilizadas para determinação de volume, analisar a exatidão dos recipientes volumétricos, realizar um experimento e verificar a exatidão das medidas e medir a densidade de um sólido.
3. Metodologia
3.1. Medidas de volume
Preparou-se uma bureta de 50 mL com água e fez-se escoar essa quantidade em um erlenmeyer de 125 mL .Comparou-se o volume escoado com a marcação definida no erlenmeyer .Para confirmação de possíveis diferenças repeti o mesmo procedimento, dessa vez medindo 50 mL no erlenmeyer , que foram transferidos pela bureta.
3.2. Medidas de massa e volume
Colocou-se 50 mL de água destilada