Biologia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE QUÍMICA
RELATÓRIO 01
DENSIDADE DE UM SÓLIDO E DA ÁGUA
GOIÂNIA - GO
2012
AMANDA ALVES DE OLIVEIRA
KARINA KARLA CALDAS DE LIMA
LUANA SANTOS SILVA
NATHALIA ALVES MOTA
RELATÓRIO 01
DENSIDADE DE UM SÓLIDO E DA ÁGUA
Relatório apresentado à disciplina de Química Geral Experimental do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, sob a orientação da professora Raquel F. Santos.
GOIÂNIA-GO
2012
1 INTRODUÇÃO
Em Química, distinguimos uma espécie de matéria da outra através de suas características, ou propriedades. É comum, por uma questão de organização classificar estas propriedades em químicas (sofre reação química, substância se altera) e físicas (substâncias não se alteram).
As propriedades físicas da matéria agrupam-se em duas categorias principais, intensivas e extensivas. Existem propriedades que independem da quantidade de matéria, por exemplo, a temperatura, e outras que dependem da quantidade de matéria como a massa. Dessa forma, a temperatura é uma propriedade intensiva, assim como, o ponto de fusão e a densidade. As relações entre propriedades extensivas têm como resultado uma propriedade intensiva. Exemplos destas relações são a densidade e a concentração.
Uma das propriedades que caracteriza uma substância é a densidade. A densidade é definida, como a massa da unidade de volume de uma substância, ou simplesmente, massa por unidade de volume. Ela pode ser calculada pela razão da massa do objeto por seu volume.
2 OBJETIVOS
2.1 Manusear instrumentos de medidas de volume e massa.
2.2 Determinar a densidade de um sólido.
2.3 Introdução ao método científico.