Teologico
I. SERMÃO TEMÁTICO:
1. É aquele cujas divisões principais derivam do tema, e não diretamente do texto bíblico. Isso não quer dizer que o tema não seja bíblico, mas sim que o sermão gira em torno do tema e não de uma passagem específica. Porém para que o sermão temático seja bíblico, o tema deve ser extraído da Bíblia.
Um tema, por exemplo, poderia ser a fé evangélica. O sermão, então não se basearia em apenas um texto bíblico, mas em diversos versículos da Bíblia, pois a palavra fé se prolifera por toda a Escritura. O sermão baseado neste tema poderia expor à fé dos patriarcas, a fé dos mártires, a fé dos apóstolos, e assim por diante.
II. SERMÃO TEXTUAL:
1. O sermão textual é aquele cujas divisões principais derivam de um texto bíblico, constituído de uma porção mais ou menos breve das Escrituras. O tema é extraído do próprio texto, e por isso o esboço das divisões deve manter-se estritamente dentro dos limites do texto.
III. CARACTERÍSTICAS DO SERMÃO TEXTUAL:
1. Devem girar em torno de uma única ideia principal da passagem, e as divisões principais devem desenvolver essa ideia;
2. As divisões podem consistir em verdades sugeridas pelo texto;
3. As divisões devem, preferencialmente e quando possível, vir em sequência lógica e cronológica;
4. As próprias palavras do texto podem formar as divisões principais do sermão, desde que elas se refiram à ideia principal.
IV. SERMÃO EXPOSITIVO:
1. É aquele cujas divisões principais se derivam do texto, e consistem em ideias progressivas que giram em torno de uma ideia principal. O sermão expositivo, assim como o sermão temático e o textual, gira em torno de um tema, mas na mensagem expositiva o tema é extraído de vários versículos em vez de um único. Por isso mesmo os vários versículos de uma