Massa atômica
Massa atômica é a massa de um átomo em repouso. Por outras palavras, a massa atômica pode ser considerada como sendo a massa total dos protões e dos neutrões num átomo único em estado de repouso. No Sistema Internacional, a sua unidade é a massa atômica unificada. A massa atômica também costuma receber o nome de peso atômico, embora esta denominação seja propriamente correta, uma vez que a massa é uma propriedade do corpo e que o peso depende da gravidade.
As massas atômicas dos elementos químicos podem ser calculadas com a média ponderada das massas dos vários isótopos de cada elemento, tendo em conta a abundância relativa de cada um deles, daí também a não correspondência entre a massa atômica em u.m.a. (unidade de massa atômica) de um elemento e o número de nucleões alojados pelo núcleo do seu isótopo mais comum.
Em contrapartida, a massa atômica de um isótopo coincide sempre, de forma aproximada, com a massa dos seus nucleões. A diferença ocorre, já que os elementos não são formados por um único isótopo, mas antes por uma mistura com algumas abundâncias para cada um deles, ao passo que quando é medida a massa de um isótopo em concreto não são tidas em conta as abundâncias. De qualquer forma, devido ao defeito de massa (a diferença entre o peso isotópico de um átomo e aquele que é indicado pelo seu número de massa A), nem sequer a própria massa atômica dos isótopos equivale à soma das massas dos nucleões.