7º ano Língua Portuguesa - Alternativas - Elementos da narrativa - Sentido Conotativo/Denotativo
Nº ___
___ano___ do Ensino Fundamental II
Disciplina: Língua Portuguesa
Data: ___ / ___ / 2015
Professor:
# ÉLCIO ARAÚJO
RECUPERAÇÃO – 1º TRIMESTRE
OBJETIVOS. Levar o aluno a arguir sobre as questões propostas; torná-lo capaz de apropriar-se do conceito e/ou importância da ortografia na construção de sentido; identificar e/ou utilizar adequadamente na construção de textos a conotação/denotação; estabelecer relações entre texto, imagens e elementos coesivos; reconhecer os elementos do texto narrativo; apropriar-se na leitura e/ou escrita do foco-narrativo.
ORIENTAÇÕES: Leia atentamente as questões antes de respondê-las. Use caneta azul ou preta. Evite rasuras. Elas invalidam suas respostas.
01
02
TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 01 A 09
03
04
05
06
07
08
09
10
Emergência
É fácil identificar o passageiro de primeira viagem. É o que já entra no avião desconfiado. O cumprimento da aeromoça, na porta do avião, já é um desafio para a sua compreensão.
–
–
Bom dia...
Como assim?
Ele faz questão de sentar num banco de corredor, perto da porta. Para ser o primeiro a sair no caso de alguma coisa dar errado. Tem dificuldade com o cinto de segurança. Não consegue atá-lo. Confidencia para o passageiro ao seu lado:
Não encontro o buraquinho. Não tem buraquinho?
Acaba esquecendo a fivela e dando um nó no cinto. Comenta, com um falso riso descontraído: “Até aqui, tudo bem”.
O passageiro ao lado explica que o avião ainda está parado, mas ele não ouve. A aeromoça vem lhe oferecer um jornal, mas ele recusa.
–
Obrigado. Não bebo.
Quando o avião começa a correr pela pista antes de levantar voo, ele é aquele com os olhos arregalados e a expressão de Santa
Mãe do Céu! No rosto. Com o avião no ar, dá uma espiada pela janela e se arrepende. É a última espiada que dará pela janela.
Mas o pior está por vir. De repente ele ouve uma misteriosa voz descarnada. Olha para todos os lados para descobrir de onde sai a voz.