Massa atômica
Massa atômica é o número que indica quantas vezes a massa de um átomo de um determinado elemento é mais pesada que 1u, ou seja, Massa atômica do átomo de 12C. Comparando-se a massa de um átomo de um determinado elemento com a unidade de massa atômica (1u), obtém-se a massa desse átomo.
Em 1961, na Conferência da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), adotou-se como padrão de massas atômicas o isótopo 12 do elemento carbono (12C), ao qual se convencionou atribuir o valor exato de 12 unidades de massa atômica.
Uma unidade de massa atômica (1 u) corresponde desta forma a de massa de um átomo de isótopo 12 do carbono.
Portanto:
Exemplos:
1. Quando dizemos que a massa atômica do elemento cloro é 35,5 u, concluímos que:
– cada átomo do elemento cloro pesa em média 35,5 u;
– cada átomo do elemento cloro pesa em média 35,5 vezes mais que da massa do C-12
2. Quando dizemos que a massa atômica do átomo de 32S é igual a 32 u, concluímos que:
– a massa atômica de um átomo de 32S é igual a 32 u;
– a massa atômica de um átomo de 32S é igual a 32 vezes a massa de do átomo de C-12.
3. A maioria dos elementos apresenta isótopos. O cloro, por exemplo, é constituído por uma mistura de 2 isótopos de massas atômicas, respectivamente, 35 e 37.
A massa atômica do cloro é dada pela média ponderada das massas isotópicas:
4. Vamos imaginar uma balança, e de um lado vamos imaginar que em um dos pratos da balança tenha um átomo de flúor, e que para que essa balança fique equilibrada, no outro prato da balança tenha uma unidade de massa atômica. Conseqüentemente o átomo de flúor é mais pesado que uma unidade de massa atômica. Já se mantermos o átomo de flúor de um lado da balança e no outro lado colocarmos 19 unidades de massa atômica, veremos que a balança irá se equilibrar, portanto podemos concluir que a massa atômica do flúor vale 19 unidades da massa atômica.
5. Experimentalmente, verifica-se que, em média, um átomo de