MASP
MASP é a abreviatura de Método de Análise e Solução de Problemas. Trata-se de um roteiro estruturado para resolução de problemas complexos em empresas, relacionados a produtos, processos ou serviços. (Em: . Acesso em: 08 dezembro 2014.)
É um método que deriva do ciclo PDCA e que possui várias influências da metodologia científica, que é a forma que trabalham os cientistas para descoberta de soluções para todas as áreas do conhecimento humano. . Acesso em: 08 dezembro 2014.)
O MASP possui oito passos:
1 - Identificação do problema
2 - Observação
3 - Análise
4 - Plano de Ação
5 - Ação
6 - Verificação
7 - Padronização
8 – Conclusão
Figura 1 – Fluxograma MASP
Fonte: http://www.totalqualidade.com.br/2010/10/como-usar-o-masp-metodo-de-analise-e_2523.html
1. Identificação
A primeira tarefa do MASP é identificar o problema. Quando se pede para alguém lhe falar sobre o problema e esse alguém usa mais do que uma frase para explicar, é porque ainda não se sabe ao certo qual é o problema. Para podermos dar início ao MASP, o problema deve ter um título.
2. Observação
Realizar uma observação profunda sobre o problema em questão para que a etapa posterior de análise possa ser efetuada com o máximo de informações possíveis.
3 - Analise
Descobrir as causas fundamentais do problema. Atacando as causas, será possível solucionar o problema de forma eficaz.
4 -Planejar / Plano de Ação
Elaborar o plano de ação para atacar as causas fundamentais dos problemas, definir responsabilidades, prazos, custos, métodos de execução e indicadores para monitorar a eficácia da ação.
5. Ação
Colocar o plano em ação.
6 - Verificar
Controle das ações, é verificar se os planos de ação e cronogramas foram executados e se seus resultados foram satisfatórios em atender as demandas iniciais.
7 - Padronizar
Uma vez que a solução do problema foi alcançada é importante padronizar o seu sucesso, o objetivo é evitar que o problema volte a ocorrer.