Reflexão sobre a importância da educação institucional
ALUNA: Maria Clébia Pereira Martins CURSO: Pedagogia
TURMA: C TURNO: Noturno
Reflexão sobre a importância da educação institucional
Depois de tanto buscar argumentos que explicassem a importância da educação institucional, me dei conta que tenho muitas críticas ao modelo de ensino praticado no Brasil. Um modelo que reafirma as diferenças sociais, que serviu e serve até hoje à manutenção do status quo, que é restruturado de acordo com a conveniência do governo e do mercado vigente, experimentando fórmulas e métodos falidos, transformando crianças e jovens em cobaias na busca por resultados quantitativos para alcançar metas impostas por governos estrangeiros nem que para isso imponha-se a aprovação por decreto.
O espaço escolar é carregado, encrustado de vivências, saberes, sabores, cores, culturas, é um organismo vivo, dinâmico, onde há infinitas possibilidades de aprendizagem, mas, que está tão doente quanto à sociedade contemporânea, o que não poderia ser diferente, pois a escola não está dissociada do mundo ao contrário ela é um recorte dele. Todas as alegrias e mazelas sociais não ficam do outro lado do muro da escola, elas penetram esse espaço junto com seus agentes diretos e indiretos.
Estamos diante de uma realidade educacional de decadência, de fracasso, de abandono, de docentes e discentes desestimulados, descrentes e sem perspectivas, em que um culpa o outro e todos culpam o sistema. Então, de quem é a culpa? Há apenas um culpado ou todos têm uma parcela de responsabilidade nesse cenário da educação brasileira?
Penso por quanto tempo ainda ficaremos discutindo qual a função da escola, se é a de repassar conteúdos programáticos cumprindo fielmente os currículos formatando indivíduos para o mercado capitalista ou é contribuir para a formação de indivíduos livres e capazes de se apropriarem do