plano
8º SEMESTRE
PROPOSTA DE AULA
USO DA CRASE
Trabalho realizado em cumprimento parcial da disciplina de Estágio – Regência II - Gramática, da turma do 8º semestre, do período noturno, ministrado pelo Professora Doutora Rita de Cássia A. N. Ramos, do Curso de Letras - Português.
Murilo Henrique de Oliveira R.A. 103972-6
PIRACICABA
SETEMBRO DE 2014
I – Objetivos Proporcionar ao aluno o reconhecimento do uso da crase, do modo que seja efetivo em suas produções escritas.
II – Justificativa Sabemos que o estudo da gramática, como um todo, faz parte de um processo de formação científica, usado de modo que forneça ao indivíduo meio de desenvolver seu desempenho na língua culta, principalmente pelo meio da escrita. Assim entendido, o estudo da gramática oferece ao aluno, uma visão da estrutura e do funcionamento da língua, permitindo, assim, a comunicação. Assim, acreditamos que dentro de um processo de formação do ensino de base e preparação para o ensino superior, os estudos e o reconhecimento do uso da crase, devem ser compreendidos de modo efetivo pelos alunos, à fim de ser realizado o uso correto em suas produções escritas.
III – Pressupostos Teóricos O estudo da Gramática, como aponta Perini (2010), se constitui de um processo de formação científica, desse modo, deve-se ter a mesma importância como o estudo de matemática, porém o que vem acontecendo que esses estudos têm sido deixados de lado e passou-se a decorar conteúdos, como o que se propõe para a fixação dos resultados da tabuada. Segundo Saussure (1916), a linguagem tem um lado individual e um lado social, sendo impossível conceber um sem o outro, além disso, implica ao mesmo tempo em um sistema estabelecido e uma evolução: a cada instante, ela é uma instituição atual e um produto do passado (pág. 16), é ao mesmo tempo física, fisiológica e psíquica e não se deixa classificar em nenhuma categoria de fatos humanos (pág.