MASP
MASP é a abreviação de Método de Análise e Solução de Problemas, foi estruturado segundo o ciclo PDCA através de oito etapas. O objetivo desta ferramenta de qualidade é resolver problemas complexos relacionados a serviços, produtos ou processos dentro da empresa. Esta ferramenta aplica-se a problemas complexos, problemas crônicos e problemas sistêmicos, como, por exemplo, aqueles em que a empresa já fez de tudo para tentar resolvê-los, mas não teve sucesso. Caracteriza-se pela racionalidade, objetividade e otimização, ou seja, é um método com caminhos lógicos e definidos.
Embora sejam decorrentes do mesmo conceito (PDCA), as etapas e passos do MASP encontrados na literatura podem ter pequenas diferenças. Algumas etapas podem ser apresentadas juntas, outras separadas, de acordo com a visão do autor mas, em geral, a estruturação é a mesma. A estrutura de oito etapas apresentada abaixo é a mais conhecida e mais utilizada em grupos de melhoria e em Círculos de Controle da Qualidade – CCQs:
As oito etapas acima são subdivididas em passos. A existência desses passos é o que caracteriza o MASP e o distingue de outros métodos menos estruturados de solução de problemas. São eles: Identificar; Observar; Analisar; Planejar/Plano de Ação; Agir; Verificar; Padronizar; Concluir.
Identificar: Nesta etapa se identifica o problema, fazendo um levantamento de histórico, evidência das perdas existentes e ganhos possíveis, forma-se a equipe e se defini responsabilidades para atacá-lo nas etapas posteriores.
Ferramentas utilizadas: Brainstorming, Análise de Dados Históricos, Pareto, Histogramas.
Observar: Momento de realizar uma observação profunda sobre o problema, para que a etapa posterior de análise possa ser efetuada com o máximo de informações possíveis.
Ferramentas utilizadas: Benchmarking, lista de verificação, Diagrama de causa e Efeito.
Analisar: Na etapa de análise do problema o objetivo é