musica
ESCULA DE MUSICA – HITORIA DA MUSICA POPULAR BRASILEIRA I
RESENHA SOBRE O TEXTO: ‘’A SONORIDADE BRASILEIRA’’ (O SÉCULO DA CANÇÃO, LUIZ TATIT, 2004)
FELIPE PAPA CIMINELLI DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 2011007458
BELO HORIZONTE, 01 de julho de 2013
A Sonoridade Brasileira
O intuito da obra segundo o próprio autor é compreender a “criação, consolidação e disseminação de uma prática artística que, além de construir a identidade sonora do país, se pôs em sintonia com a tendência mundial de traduzir os conteúdos humanos relevantes em pequenas peças formadas de melodia e letra” (p. 11).
Tatit ilustra a essência da sonoridade brasileira, explicando e dando exemplos de como surgiu, com quais inspirações, contexto histórico, contexto social. Ele começa o texto expondo tais questões e buscando nas raízes da época do descobrimento do Brasil os fatores que influenciaram a música brasileira.
Séc. XVI, a mistura dos nativos e suas músicas com os hinos religiosos e cantos profanos dos colonizadores portugueses pode ser considerada o fator inicial mais importante nos processos de evolução e surgimento musical. Assim como o aspecto corpóreo, danças e melodias andavam sempre juntas, uma influenciando a outra e todas influenciando a sociedade.
A chegada dos africanos serviu como grande impacto de transformação cultural. Principalmente na música. E no início do século XVII essa nova classe começa a tomar importância étnica.
A mistura de raças era inevitável e a reação das autoridades brasileiras da época em tentar separar rito social de rito religioso, tolerando o primeiro, mas coibindo duramente as práticas do segundo não foram de muito sucesso. Pois daí surgiu os encontros clandestinos (candomblés), graças a essa perseguição contra uma cultura tão “diferente” dos negros que não era de bom gosto dos brancos.
A partir disso nascem as primeiras diretrizes da sonoridade brasileira. Através desses