Maslow
Índice
Introdução 3
Biografia 4
A Psicologia Humanista 5
Teoria das Necessidades Humanas 6 a 7
Criticas 7
Psicologia Transpessoal 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
Escolhemos Abraham Maslow como tema de trabalho porque já tivemos um breve contacto com os seus estudos no secundário e, portanto, decidimos fazer uma pesquisa mais aprofundada de forma a melhorar os nossos conhecimentos sobre este autor.
Iremos abordar alguns aspectos da vida de Maslow assim como as suas contribuições para a Psicologia.
Maslow procurou identificar as necessidades que movem as pessoas por isso propôs uma hierarquia de necessidades, criando uma pirâmide, pela qual ficou conhecido.
De seguida vamos aprofundar este e outros assuntos.
Biografia
Abraham Maslow nasceu em Nova Iorque a 1 de Abril de 1908. Era o mais velho de sete irmãos de uma família judia.
Como a família sonhava ter um filho advogado, acabou por ingressar na universidade de direito de Nova Iorque mas insastisfeito largou o curso e transferiu-se para a Universidade de Cornell. Casou-se com Bertha Goodman, sua prima, e mudou-se para Wisconsin, onde conheceu Harry Harlow. Este contacto despertou o interesse de Maslow pela psicologia e formou-se na área.
Em 1935 regressou a Nova Iorque e começou a leccionar na Universidade de Brooklin, onde teve a oportunidade de conhecer os mais prestigiados psicólogos da época. Depois de conviver durante vários anos com estudos e pesquisas com orangotangos e macacos, Maslow passou-se a interessar pela motivação humana. Iniciou a produção de diversos artigos sobre este tema que culminaram a sua obra mais conhecida: a Teoria sobre a Hierarquia das Necessidades humanas.
Depois de alguns problemas de saúde, Maslow passou alguns anos na Maslow Cooperage Corporation, empresa dos seus irmãos. E, apesar da insistência destes para que Maslow se unisse a eles, dois anos depois, Maslow regressou a Nova Iorque onde passou a