Maslow
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Administração Geral – Prof. João Feital
Grupo 1:
RA....Marcelo Conilho
RA....Lucas Freitas
ESTUDO DE CASO (T2)
RESENHA DO ARTIGO “Maslow”
1 – IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO
Nome do artigo:Maslow.
Local:Brooklin, Nova Iorque.
Ano:1908
2 – INTRODUÇÃO
A teoria de maslow diz que o ser humano vive em prol de satisfazer uma variedade de necessidades, as basicas(fisicas);emocionais (sociais); e as mais superficiais, como a ‘auto-realização’(necessidades pessoais).
3 - DESENVOLVIMENTO
Tradicionalmente vista como uma ferramenta para ajudar a entender a motivação do consumidor, a pirâmide de Maslow é mencionada em muitos trabalhos sobre marketing, Ultimamente, porém, a crescente dificuldade e despesas envolvidas no recrutamento e subseqüentemente na retenção dos funcionários ’certos’ tem sustentado uma investigação mais minuciosa daquilo que atrai e motiva as pessoas. Conseqüentemente, esse modelo é visto como um auxilio importante passa a obtenção ou melhor entendimento das forças psicológicas que afetam a motivação do funcionário. Atrair e reter funcionários implica ser capaz de lhes apresentar condições de trabalho e/ou pacotes de remuneração atraentes. Tem Have et al (2000) definiram dois conceitos importantes que podem contribuir a este respeito:
O portfólio da união – todos os elementos de uma empresa que podem ajudar a unir e motivar os funcionários;
O composto de motivação – a combinação especifica de elementos que caracterizam um certo tipo de funcionário.
Funcionários tem todas as formas e tamanhos. Embora cada individuo tenha sua própria lista de necessidades e demandas, eles podem ser divididos, grosso modo, em tipos, dependendo das semelhanças das duas necessidades. Agrupando essas necessidades e criando um portfólio de união que as satisfaça, a união pode ser encorajada e de maneira eficiente
.
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
Apesar da