Projeto integrador de engenharia
Após a escolha do projeto, começa a parte de analise dos materiais necessários tais como a mola, a carcaça o gatilho entre outros. Para definição de qual seria, foram realizados testes para verificar qual material seria mais adequado.
Mola:
Para a escolha da mola foi levado em consideração a distancia a ser percorrida pela esfera, e o peso da esfera que será de 150 gr. Cada participante ficou encarregado de trazer uma mola, para que possam ser testados vários modelos, em diversos tamanhos e resistências. Após analises e testes, por consenso dos desenvolvedores do projeto a mola escolhida foi uma com o diâmetro de 24x150 mm que conseguiu tracionar o pistão, que por força elástica-cinética, transmite a força da mola para bola, que será disparada em direção as garrafas.
Corpo: A escolha da carcaça foi levado em consideração a altura da pista sendo de 2 mm, a resistência do corpo (para que possa suportar a força da mola), e a estética do material. A função principal do corpo é de direcionar a esfera, não a deixando quicar ou sair de sua trajetória. Para isso foi escolhido uma tubulação de aço Inox, medindo o diâmetro de 58x375x1,5mm, sendo de um lado fechado, apenas com um furo vazado no centro de 10mm revestido por uma peça de poliéster para amenizar o atrito com a barra do pistão. Dentro dessa tubulação foi soldado um disco, que possui um furo central por onde deve passar o pistão e nele foi soldado a mola. Nessa tubulação foi soldado quatro pequenas chapas de aço de ferro carbono que formam a base, dando ao projeto mais estabilidade e direção. Para que o projeto não deslize no chão, e até mesmo para manter nossa esfera encostada no pistão, foram instalados quatro pedestais de borracha de 20x15mm , com regulagem de rosca, que permite regular a inclinação do disparo sobre o