gfdc

1506 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE POTIGUAR
CURSO TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÕES ORTOPÉDICAS
PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO

A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA QUALIDADE

Natal/RN
2014
Clebiane Medeiros
Erineide Gomes
Erivaldo Araujo
Isaelly Araújo
Rosiane Tavares

A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA QUALIDADE

Trabalho de Pesquisa do Curso Técnico,
Apresentadoà disciplina de Educação para o trabalho, do Curso de Imobilizações
Ortopédicas da Universidade potiguar–
UNP, como requisito parcial para obtenção da média para I Unidade do Curso, ministrada pela Professora Lidiane Secundo.

Natal/RN
2014

Introdução

O presente trabalho tem como tema principal a “Comunicação como ferramenta da qualidade”, que consiste no saber transmitir uma comunicação com qualidade para o bom entendimento do seu conteúdo. Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. Nesse processo podem ser identificados os seguintes elementos: emissor, receptor, código (sistema de sinais) e canal de comunicação.
A mensagem é codificada num sistema de sinais definidos que podem ser gestos, sons, indícios, uma língua natural (português, inglês, espanhol, etc.), ou outros códigos que possuem um significado (por exemplo, as cores do semáforo), e transportada até o destinatário através de um canal de comunicação (o meio por onde circula a mensagem, seja por carta, telefone, comunicado na televisão, etc.).
O saber ouvir é uma das principais qualidades da comunicação, ao interlocutor, não basta ouvir, ele tem que atribuir sentido ao que ouviu, para poder participar da conversa, é essencial saber

Relacionados