Maslow, Abrahan
A gestão de pessoas e das organizações estão cada vez mais se caminhando para uma evolução acelerada a
fim, de supr
ir suas necessidade
de acordo com cada situação.
Essa evolução será e
xplanada neste trabalho
, tal qual tem como objetivo
a vida e obra de Abraham
Maslow (1908-1970), grande pesquisador e psicólogo, bem como sua teoria da hierarquia das necessidades, a pirâmide de Maslow. É de suma importância a abordagem deste assunto em Gestão de Operações, pois engloba as diversidades das necessidades humanas , as necessidades do indivíduo ao desenvolvimento do seu trabalho, melhorias de qualidade e agilidade nas demandas e otimização de possíveis prejuízos.
Maslow foi um psicológo norte americano, nascido em Nova York em 1908. Iniciou sua vida acadêmica no curso de Advocacia, por vontade de seus pais mas, insatisfeito largou o curso. Mudou-se para Wisconsin, após casar-se com a prima a contragosto, onde conheceu Harry Harlow, um estudioso responsável pelo estudo do comportamento de filhotes de macaco. Após esta experiência com o estudioso Harlow, Maslow despertou o interesse em psicologia, na qual se formou bacharel em 1930, mestre em 1931 e doutor em 1934. Então, Maslow dedicou-se aos estudos da motivação humana e das hierarquias da necessidade do indivíduo, criando assim a conhecida “Pirâmide das necessidades”. A seguir, será apresentado um pouco mais de suas obras, assim como detalhado sua obra principal, A Pirâmide de Maslow.
Maslow, dentro da psicologia, estudou diversas áreas como: a psicanálise; a psicologia transpessoal, incentivando a criação de uma revista sobre o mesmo; a psicologia humanistica, a qual lançou um livro chamado “Introdução à Psicologia do Ser” que introduz um otimismo em relação ao futuro baseado nos valores intrisecos da humanindade. Mas, sua obra principal foi a hierarquia das necessidades, a qual foi criada após ele se envolver com na área de Gestão