Teoria geral da administração
Abrahan Maslow, psicólogo norte americano, formado pela Universidade de Wiscosin, em sua teoria de motivação humana, desenvolveu algumas teorias das necessidades humanas, sendo elas:
• Necessidade fisiológica, que compreende os impulsos.
• Necessidade de segurança, que compreende certa estabilidade.
• Necessidade de pertença e amor, que compreendem o compartilhamento de afeto.
• Necessidade de estima, que compreende o desejo de realização.
• Necessidade de auto realização, que compreende o potencial que precisa tornar-se real.
• Necessidade de saber e entender, que compreende as necessidades e sujeitas à gratificação como as demais e saber construir um sistema de valores.
• Necessidade de estéticas, que compreende o impulso pela beleza.
Maslow dizia que todas essas necessidades são básicas e tinham algo em comum até chegar a autor realização.
Seus estudos sobre motivação humana tinham em vista a compreensão do homem, visando que um determinado comportamento pode ter vários significados com a aceitação das diferenças culturais.
Defensor de que a motivação não fosse usada somente no espaço de trabalho, mas também em espaços sociais, para que houvesse melhorias no andamento das organizações.
Para Maslow, o indivíduo é um todo integrado e as motivações são determinantes do comportamento, se a gratidão se torna motivo de necessidade, isso faz o indivíduo não motivado, pois a motivação está ligada a um objetivo.
Maslow emprega conceito de meta e necessidades e propõe que o administrador se atente as queixas que as pessoas fazem, pois as mesmas são um bom indicador do nível de gratificação das necessidades. Com esse critério analisava-se a pesquisa de satisfação do trabalho.
O que emerge a teoria de motivação de Maslow é que ele descreve padrões de funcionamento no homem, pois não conseguiríamos aplicar os conceitos devido às culturas diferenciadas.
De acordo com Maslow, as necessidades básicas constituem a sobrevivência