Respostas tanenbaum
1. Uma definição alternativa para um sistema distribuído é que ele é um conjunto de computadores independentes que dá a impressão de ser um sistema único, isto é, o fato de haver vários computadores fica completamente oculto para os usuários. Dê um exemplo para o qual essa visão viria muito a calhar?
R: Quando houver a necessidade de muita capacidade computacional, um sistema distribuído pode substituir uma máquina centralizada de mesmo desempenho, com o custo mais acessível. Além disso, um sistema distribuído é escalável, ou seja, é possível aumentar seu poder de processamento adicionando novas máquinas ao sistema, o que não é possível em um sistema centralizado. Uma outra vantagem é a confiabilidade de um sistema distribuído. Em um sistema centralizado, quando uma falha qualquer ocorre no dispositivo, todo o sistema é comprometido. Como é composto por diversos computadores, uma falha em um equipamento não compromete a estabilidade do sistema distribuído. Também é possível balancear as cargas do sistema de acordo com métricas como capacidade computacional e energia disponível em cada nó, o que aumenta a confiabilidade do sistema.
2. Qual é o papel do middleware em um sistema distribuído?
R: Usado para mover ou transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação.
3. Explique o que quer dizer transparência (de distribuição) e dê exemplos de diferentes tipos de transparência.
R: Transparência é uma meta de um sistema distribuído, que consiste em ocultar o fato de que os seus processos e recursos estão fisicamente distribuídos por vários computadores. A transparência de acesso oculta as diferenças na representação de dados e no modo de acesso a um recurso. A transparência de localização oculta o lugar em que o recurso está localizado. A transparência de migração oculta que um recurso pode ser movido para uma outra localização. A transparência de relocação oculta que um recurso pode ser movido para uma outra