Introdução à contabilidade
Alessandra Cristina Fahl e José Carlos Marion afirmam que “a contabilidade é o grande instrumentos que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões”.1
Nesse contexto, o objetivo principal da contabilidade é o de permitir aos usuários que tenham acesso a informações econômico-financeiras que permitam avaliar a situação econômica e financeira de uma dada entidade, bem como permite que sejam realizadas inferências sobre suas tendências futuras.
Assim sendo, é função básica inerente ao contador produzir informações úteis aos usuários da contabilidade, aptas a embasar a tomada de decisões, e que serão expostas nos relatórios contábeis. Para tanto, as informações apuradas pela contabilidade, e que irão influenciar a tomada de decisões, não são voltadas apenas aos administradores e gerentes de empresa (usuários internos), bem como se voltam, também, aos usuários externos à empresa (investidores, governo, bancos, entre outros).
Já o objeto da contabilidade é o patrimônio. Mas, o que é patrimônio? Basicamente, podemos considerar que patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações (dívidas) pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa.
Os bens caracterizam-se como as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. Podem ser:
- Tangíveis: possuem forma física, são palpáveis. Ex.: ferramentas, veículos, móveis, entre outros.
- Intangíveis: são