Marxs ea servidao moderna
FACULDADE DE DIREITO, SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA- FADE
CURSO DE DIREITO
DIEGO RIBEIRO MORAIS
A SERVIDÃO MODERNA E MARXS
Governador Valadares
2013
DIEGO RIBEIRO MORAIS
A SERVIDÃO MODERNA E MARXS
Este trabalho consiste em apresentar um resumo do filme “De La servitude moderne” e fazer relação entre tal e Karl Marxs para conclusão da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica 1° Período do Curso de Direito- FADE/ UNIVALE.
Orientador: Prof. Guilherme Dutra Marinho Cabral.
Governador Valadares
2013
1. DESENVOLVIMENTO
O objetivo principal deste filme é de por em dia a condição de escravo moderno dentro do sistema totalitário mercante e de evidenciar as formas de mistificação que ocultam esta condição.
A servidão moderna é uma escravidão voluntária, aceita por essa multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. Para que essa tragédia absurda possa ter sucedido, foi preciso tirar desta classe, a capacidade de se conscientizar da exploração e a alienação das quais são vitimas. Eis então a entranha modernidade da era atual, diferente dos escravos antigos, que tinham plena consciência de sua condição, estamos hoje frente a uma classe totalmente escrava que ignora o fato de que sua resignação e renuncia são a fonte de sua desgraça. À medida que o homem constrói seu mundo com a força de trabalho alienado, o cenário deste mundo se converte na prisão em que terão que viver. Este cenário esta em eterna construção, nada nele é estável, a remodelação permanente do espaço em que vivemos se justifica pela amnésia generalizada e pela insegurança na qual devem viver seus habitantes. Cada parcela deste mundo é de propriedade de um Estado ou de um particular. Este roubo social que é a apropriação exclusiva do solo se encontra presente na onipresença de muros, barreiras, divisões que invadem os espaços urbanos, são as marcas visíveis dessa separação