Trabalho tecnologia de gestao
Walter TESCH 1
Queremos falar do movimento cooperativo e sobretudo das manufaturas cooperativas montadas sem nenhuma ajuda e com o esforço de alguns braços audazes. O valor destas grandes experiências sociais é inestimável. Com ações, e não por raciocínios, provaram que a produção em grande escala e de acordo com as exigências da ciência moderna pode funcionar sem que uma classe de amos empregue uma classe de 'braços' ... e que o trabalho assalariado, como a escravidão, como a servidão, não é mais que uma forma transitória e inferior, destinada a desaparecer frente à associação dos trabalhadores. (Karl Marx, Mensagem Inaugural da Associação Internacional dos Trabalhadores, 1864 apud Bom'det, 1978).
Considerações
No quadro de mudanças radicais e rápidas no contexto da revolução tecnológica da informação, nas comunicações e na economia, as instituições humanas, o Estado, os costumes e a cultura também são levados de roldão. Como não podia deixar de ser, o mundo do trabalho construído pela revolução industrial e suas instituições vêm sofrendo profundas e rápidas mudanças que as instituições, as normas e os homens envolvidos nesse sistema têm dificuldade de perceber e muito menos de incorporar e se adaptar.
I Coordenador Geral da Federação de Cooperativas de Trabalho do Estado de São PauloFETRABALHO-SP, Presidente do CICOPA Américas e Vice-Presidente do CICOPA Internacional (Comitê Especializado da Aliança Cooperativa Internacional).
71
ORG & DEMO
Historicamente, o conceito trabalho, desde o tripalium, ferro que os romanos usavam para marcar o escravo, sofreu diversos enfoques e significados, isto sem entrar em debates filosóficos .. Basta recordar que o trabalho na Grécia antiga não era para os cidadãos. No Brasil, até 1886, o trabalho era uma atividade para escravos, ao menos o trabalho manual. Este trabalho escravo era tão legal