Diversos
O pensamento econômico na Antiguidade remonta às civilizaçõesmesopotâmicas, Grega, Romana, Indiana, Chinesa, Persaeàrabe.Dentro os autores mais notáveis estãoAristóteles,Chanakya,Qin Shi Huang, Tomás de AquinoeIbn Khaldun.Joseph Schumpeterconsiderou inicialmente aescolástica tardiado período que vai do século XIV ao XVII como a"que chega mais perto do que qualquer outro grupo de ser os 'fundadores' da economiacientífica quanto às teoria monetária, de juros e do valor dentro de uma perspectiva dasleisnaturais.
[80]
Depois de descobrir a obra
Muqaddimah
de Ibn Khaldun, no entanto, Schumpetermais tarde considerou Ibn Khaldun o mais próximo antecedente da economia moderna,
[81]
uma vez que muitas das suas teorias econômicas não eram conhecidas na Europa até épocasmodernas.
[82]
Dois outros grupos, mais tarde chamados de ' mercantilistas e 'fisiocratas',influenciaram mais diretamente o desenvolvimento subsequente da disciplina. Ambos osgrupos estavam associados com a ascensão donacionalismo econômicoe docapitalismomodernona Europa. Omercantilismoera uma doutrina econômica que floresceu do século XVIao XVIII através de uma prolífica literatura depanfletoquer de autoria de mercantes ouestadistas. Defendiam a idéia de que a riqueza de uma nação dependia da suaacumulação deouro e prata.Nação que não tinham acesso à minas poderiam obter ouro e prata através docomércio internacional apenas se vendessem bens ao exterior e restringissem as importaçõesque não fossem de ouro e prata. A doutrina advogava a importação de matérias-primasbaratas para serem transformadas em produtos manufaturados destinados à exportação etambém ointervencionismo estatalno sentido de impor tarifasprotecionistasà importação deprodutos manufaturados e a proibição de manufaturas nas colônias.
[83][84]
Osfisiocratas,um grupo de pensadores e escritores franceses do século XVIII,desenvolveram a idéia da economia como umfluxo circular. Adam Smithdescreveu