Marx e weber
Filósofo e economista, o judeu-alemão, Karl Marx foi um dos maiores pensadores do século XIX. Marx tinha uma visão otimista dos destinos da humanidade, acreditando ser possível, que na batalha final, os operários venceriam os capitalistas por serem maioria na sociedade.
Marx analisou o capitalismo não como o fim da história ou como em que a forma de sociedade correspondente à natureza humana, mas sim como um modo de produção historicamente transitório, cujas contradições internas o levariam à queda.
.
Para Marx isto não acontecia, pois os funcionarios trabalhavam em carga horaria de ate 20 horas diarias, nao tendo assim tempo para o convivio social.
O que faz o valor de uma mercadoria? Eis uma pergunta que instigou os economistas e levou Marx a desenvolver o conceito da “mais-valia”, exemplo:
Suponhanhamos que um funcionário leve 2 horas para fabricar um par de calçados. Nesse período ele produz o suficiente para pagar todo o seu trabalho. Mas, ele permanece mais tempo na fábrica, produzindo mais de um par de calçados e recebendo o equivalente à confecção de apenas um. Em uma jornada de 8 horas, por exemplo, são produzidos 4 pares de calçados. O custo de cada par continua o mesmo, assim também como o salário do proletário. Com isso, conclui-se que ele trabalha 6 horas de graça, reduzindo o custo do produto e aumentando os lucros do patrão. Esse valor a mais (mais-valia) é apropriado pelo capitalista e constitui o que Karl Marx chama de "Mais-Valia Absoluta". Além do operário permanecer mais tempo na fábrica o patrão pode aumentar a produtividade com a aplicação de tecnologia. Dessa forma, o funcionário produz ainda mais. Porém o seu salário não aumenta na mesma proporção. Surge assim, a "Mais-Valia Relativa". Com esse conceito Marx define a exploração capitalista
A exploração da mãao de obra em sua carga horaria maior que a necessaria é o que faz o lucro dos donos do capital.
Max Weber
O ponto principal