Marx e weber
1º) Faça uma síntese de o que é Estado e classes sociais? A definição para o que é Estado tem muitos conceitos, pois tem sociólogos que defendem uma tese e outros que defende outra.
O sociólogo Weber definiu o Estado como sendo uma organização social, e que ele detém todo o poder legitimo desta organização.
Para ele também esse poder só funciona se estiver baseado nas leis que em última instância são colocadas em práticas pelos interesses do Soberano, ou seja, do povo.
O povo pode exercer sua participação democrática na política e em todas as questões sociais, e é claro que todo cidadão tem seu Direito de Estado, e pode reivindicar-los quando necessário, contanto que tenha conhecimento dos seus direitos e deveres perante a sociedade.
Já Marx trouxe uma definição mais aprofundada do que viria a ser o Estado, mostrou um lado mais amplo das divisões sociais que ficaram claras com o surgimento do Capitalismo. Ele afirmou que o Estado em si era um instrumento no qual ocorre a exploração de uma classe mais rica sobre outra, com relações aparentemente democráticas para á burguesia, e essenciais quando a luta e rivalidade das classes são comuns.
O Estado foi dividido em três partes, a de dominador, que seria o seu papel de defender os interesses da elite dominante. A de Serviçal que seria para organizar o trabalho na política comercial. E a de Organizador na instituição de leis, e no estabelecimento da ordem dentro de toda sociedade.
2º ) Liste 5 questões que complementem o assunto destacado no item 1. * Como o sociólogo Max Weber definia Estado?
O estado como sendo um tipo de organização social cuja característica fundamental é o monopólio legitimo do poder. * Em que consiste Estado de direito?
No estado democrático de direito, o cidadão é o legítimo titular do poder, e, embora o exerça por representantes, constituise sujeito de direito do pacto da democracia, provedor de significativa parcela da Soberania do Estado.