Marx e Weber
Um elemento que os aproxima é a preocupação de ambos sobre o destino do homem dentro sociedade capitalista moderna. Contudo Marx estudava conceitos como a luta de classes (entre burgueses e proletariados), super e infraestrutura, materialismo, modo de produção, alienação e mais valia, tudo isso como consequência do capitalismo. Já Weber tinha como foco o estudo a ação social (tradicional, valorizadora, emocional e racional), a relação social (carismática, racional e tradicional), as relações de poder, a racionalização e a burocracia (para dar sentido e estrutura organizativa à lei, já que para ele sem burocracia não há racionalização, nem uma sociedade baseada na lei).
2. Registre em um parágrafo (máximo de 10 linhas) a crítica que Marx estabelece ao capitalismo.
No capitalismo, o ser humano se transforma em mercadoria, já que para viver tem que vender a única mercadoria na qual é dono, sua força de trabalho, logo ele não é mais dono dos seus instrumentos de trabalho, a principal consequência desse processo é que o trabalhador não se reconhece no produto que fez, perdendo a sua identidade enquanto sujeito. O sistema se baseia na exploração, na divisão do trabalho (o que gera uma alienação dos trabalhadores) e no lucro (para um único individuo ou pequeno grupo de indivíduos) criando assim um sistema de classes (duas principais são a burguesia e o proletariado). Para Marx o modelo ideal de sociedade seria a livre associação entre homens livres não sujeitos a qualquer tipo de dominação externa, o que, no capitalismo, não acontece.
3. Comente em um parágrafo (máximo de 10 linhas) qual a fundamentação da idéia de Max Weber na obra "A ética do protestantismo e o espírito capitalista". Use as considerações estabelecidas na pág. 50 e 51 do guia e pesquise em outras fontes (cite-as de forma