Starbucks
Introdução
Áreas Funcionais
1.1 Marketing Operacional
1.2 Recursos Humanos
1.3 Financeiro
Processo
1.1 Planejamento
1.2 Organização
1.3 Direção
1.4 Controle
Considerações Finais
Referências
O principal produto comercializado pela Starbucks é, naturalmente, o próprio café, representando 78% das vendas da rede. 12% do faturamento vêm de alimentos, 5% de equipamentos de produção de café comercializado em suas lojas e 5% de souvenirs.
Seu processo de expansão é acelerado e ambicioso: diariamente, cinco lojas Starbucks são inauguradas em algum lugar do globo terrestre. A Starbucks está presente no México e quer fincar sua segunda bandeira na América Latina. Para isto, escolheu o Brasil por razões óbvias: somos o segundo maior consumidor de café no mundo, com tendência de crescimento de 18% ao ano, suplantado apenas pelos estados Unidos.
A Starbucks utiliza o serviço como diferencial estratégico. Agregado à área de alimentos e bebidas, a maioria de suas lojas oferece um espaço de convivência voltado para lazer, entretenimento e reuniões de trabalho. Para isto, além dos seus famosos cafés, oferece facilidades para uso de computadores, hot spots wireless, gravadores de CD e pequenas livrarias.
A conveniência do serviço de drive-thru e delivery em suas lojas é um grande diferencial competitivo no território americano, aonde os consumidores costumam consumir café a caminho ou no próprio local de trabalho.
A Starbucks mantém quiosques de venda de café em livrarias, super e mini mercados. Em alguns casos, instala-se dentro de grandes empresas.
A experiência “Starbucks” vai além do cafezinho. Segundo Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto de consultoria de franquias “As pessoas não vão ao Starbucks não só pelo café, mas sim pela experiência. Além disso, andar com um copinho de café da Starbucks dá status.” E o mercado parece propício: em 2006 só na comunidade Starbucks Lovers no Orkut, existiam 38 mil membros, a grande