Marx e Weber
GRUPO DE TRABALHO GT 23 – TEORIA SOCIOLÓGICA
A Modernidade em Marx e em Weber
Marcelo Cedro
31 de maio a 03 de junho 2005 FAFICH /UFMG
2
INTRODUÇÃO
O trabalho aqui proposto pretende fazer uma análise comparativa entre as concepções de Modernidade em Karl Marx e Max Weber. Serão abordados aspectos que possam distinguir esses autores como pensadores modernos.
O contexto em que viviam era a partir da 2ª metade do século XIX. Marx, mais velho, viveu a herança das transformações do século anterior, enquanto que Weber presenciou os conflitos da I Guerra Mundial. A Modernidade amadurecia cada vez mais na época vivida por eles.
Desse modo, primeiramente será feita uma exposição acerca dos vários pontos de vista, recorrendo a vários autores, sobre a Modernidade ao procurar entender sua gênese.
Tal intuito visa contribuir para a compreensão da época moderna ao relacionar suas várias concepções e características.
Em seguida, este trabalho mostrará as principais idéias de Marx e Weber referentes à Modernidade. Como os autores pensam a época moderna? Eles a têm como objeto de estudo? Quais os aspectos que a diferenciam e lhe dão especificidade em relação aos períodos anteriores? Existem pontos comuns ou divergentes entre as duas análises?
Sendo assim, o objetivo central desse trabalho é encontrar elementos nas idéias de
Marx e Weber que os possam inserir na Modernidade, além de procurar saber o que eles pensam a respeito dessa época, que é afinal a época vivida por eles.
3
DESENVOLVIMENTO
1- MODERNIDADE
É de se acreditar na importância de algumas considerações iniciais acerca das principais idéias concernentes à Modernidade antes de passar ao objetivo central desse trabalho. Uma importante distinção é feita por Jurgen Habermas no que se refere aos termos
Modernização, Modernismo e Modernidade. Como Modernização, o autor diz que tal palavra foi introduzida nos anos 50 para se