MARTA KOHL DE OLIVEIRA. LETRAMENTO, CULTURA E MODALIDADE DE PENSAMENTO
TEXTO: OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. LETRAMENTO, CULTURA E MODALIDADE DE PENSAMENTO
Pág. 147 “O objetivo deste trabalho é a discussão de alguns aspectos referentes às relações entre cultura e modos de pensamento, particularmente no que diz respeito à situação de grupos culturais ‘pouco letrados’ integrados nas complexas sociedades contemporaneas, isto é, sociedades urbanas, industrializadas, burocratizadas, marcadas pelo conhecimento científico e pela forte presença dos meios de comunicação de massa.” “A denominação ‘pouco letrado’ não diz respeito, portanto, a nenhuma classificação técnica do grau de alfabetização dos indivíduos em questão, mas sim à condição decorrente da falta de oprtunidade de interação intensa e sistemática com determinados aspectos culturais fundamentais nesse tipo de sociedade.”
Pág. 148 “A intenção é contribuir, nos limites de um breve texto, para a compreensão das consequências cognitivas de diferentes práticas culturais e apontar para direções mais precisas e verticalizadas de reflexão e investigação acerca desse tema, ainda tão superficialmente compreendido.” “A capacidade de elaboração cognitiva descontextualizada é, talvez, a característica mais bem definida do modo de funcionamento intelectual letrado, sendo um atributo aparentemente ausente no desempenho típico dos membros dos grupos pouco letrados.”
Pág. 149 “A investigação já clássica realizada por A. R. Luria nos anos 30 com camponeses soviéticos aponta exatamente para essa contraposição(Luria, 1990). Nos vários tipos de tarefas cognitivas utilizadas por Luria houve claro contraste entre os grupos de sujeitos estudados: os sujeitos mais escolarizados e envolvidos no trabalho mais moderno das fazendas coletivas tendiam a operar do modo que Luria denominou ‘categorial’, isto é, que trabalha com categorias abstratas, independentes da experiência vivida e do contexto concreto.” “Em contraste, os sujeitos menos escolarizados e envolvidos em atividades de