alfabetização e letramento
Pós Graduação Supervisão.
SUMÁRIO
1 DESENVOLVIMENTO 4
2 CONCLUSÃO 11
INTRODUÇÃO
A questão do letramento é um debate teórico e metodológico contemporâneo no contexto da sociedade do conhecimento. O letramento é um conceito enraizado na alfabetização, consistindo no desenvolvimento de habilidades de uso do sistema convencional de escrita em atividades de leitura e escrita no contexto de práticas sociais.
A educação é um processo amplo e complexo que abrange diversos sujeitos em diferentes modalidades de aprendizagem, que distingue e personaliza e idêntica cada ser ao seu jeito de aprender.
A aprendizagem é um processo contínuo de construção e superação do não-aprender temporário. É fundamental ao pedagogo conhecer a bagagem que cada sujeito construiu, para compreender suas estruturas mentais e seu modo de reflexão, tentando evoluir de um quadro mais simples e menos consistente para elaborações superiores. Esta construção de conhecimento implica numa inter-relação entre sujeitos, para que, num espaço de confiança, juntos possam recriar o conhecimento.
O aprendizado de um sujeito é uma tarefa em constante modificação. Seu conceito já sofreu diversas alterações de acordo com as suas experiências na sociedade e o anseio carregado com o mesmo. O professor que ensinar por mera ação, de repetição, desqualifica todo o espaço educativo, que é o espaço de relação.
Alfabetizar refere-se à aquisição escrita e é também um processo político, que promove a cidadania, a autonomia, quando for praticada com lucidez, pois oferece condições aos alunos de construírem sua bagagem de conhecimentos num contexto mais amplo, sendo esse refletido e apreendido pela complexidade das interações múltiplas que os ambientes, as pessoas e os objetos implicam. Logo, a apropriação da escrita através da alfabetização também potencializa os indivíduos para o exercício do poder, pelo ocultamento