O analfabetismo funcional
Ana Cristina dos Reis Cruz
*
CRUZ, Ana C. dos R. Artigo Científico: O Analfabetismo Funcional. Belo Horizonte: UFMG, 10 de março de 2004. A autora graduou-se em Letras pela Universidade Presidente Antônio Carlos - Barbacena, é escritora, professora de Língua Portuguesa e trabalha com elaboração e/ou execução de projetos de caráter artístico-cultural e educacional, sendo também membro da organização Poetas del Mundo, fundadora e coordenadora do espaço virutual Mural dos Escritores e autora das obras: Uma Gramática Holística (aulas em multimídia), Ao Meu Amor (livro de poesias) e Versos Inéditos (Oficina Literária).
2
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo informar sobre o analfabetismo funcional, também conhecido como baixo-letramento ou semi-analfabetismo, àqueles que participam das situações de ensino de Língua Portuguesa como meio de aquisição de conhecimentos e melhoria da capacidade comunicativa: conceituá-lo, tentar vislumbrar causas do seu surgimento, estabelecer fatos que ocasiona e perspectivas para diminuição de sua incidência. Este conhecimento poderá dar sustentação à práxis que objetiva o trabalho com a leitura, interpretação e escrita de textos em português, nos seus variados tipos de situação, inclusive no uso de tecnologias modernas, como uma das formas de potencializar o aluno para lidar com as estruturas sociais vigentes. Palavras-chaves:: alfabetização, analfabetismo, comunicação, letramento.
3
INTRODUÇÃO
Quem não se comunica, se estrumbica. Abelardo Barbosa, o Chacrinha.
O analfabetismo funcional, baixo-letramento ou semi-analfabetismo, neste estudo, é utilizado para designar a condição de pessoas ou grupos que sabem ler e escrever, no sentido de identificar e desenhar palavras no papel, mas não sabem também, interpretar um enunciado e expressar-se na sua própria língua, utilizando-se da leitura e da escrita, incorporandoas em seu viver, como elemento transformador de sua condição pessoal,