marlene Medicação
O Sistema de distribuição de medicamentos deve ser racional, eficiente , econômico e seguro sendo de acordo com o esquema terapêutico.
Os aspectos importantes como controle de estoque a padronização o envolvimento de recursos humanos treinados e capacitados para o exercício das funções e o controle de qualidade de todos os processos para que seja possível atender todas as áreas do Hospital.
O farmacêutico deve estar atento as condições econômicas vigentes no pais, o mesmo deve ser preocupar com custos e receita.
Para alguns administradores hospitalares, contratar profissionais menos especializados e menos experientes ainda é considerada uma vantagem para o aspecto econômico . Por isso ,muitas vezes a administração opta pela contratação de dois funcionários menos qualificados e mais barato para a empresa,porem muitas empresas tem percebido que a melhor opção é exatamente contraria pois esse mão -de - obra barata pote acarretar gastos maiores ou até erros danosos para o hospitala e ou para a vida do paciente.
Os objetivos de um sistema de dispensarão de medicamentos segundo a organização Pan americana de saúde é reduzir erros de medicação pois os principais erros são por conta da incorreta transcrição da prescrição, erros de via administrativa, erros de forma farmacêutica , falha no planejamento terapêutico; racionalização da distribuição; aumentar o controle sobre medicamentos;reduzir os custos com medicamento, e aumentar a segurança para o paciente .
O sistema coletivo é um sistema importante porém tem suas desvantagens e vantagens uma vez que o farmácia participa pouco de todo o processo que gera consequências que oneram tanto o hospital como o paciente.Uma das vantagens é a facilidade de acesso aos medicamentos para uso imediato e uma desvantagem é a ausência do farmacêutico na equipe.
Já o sistema individualizado já apresenta mais vantagem que o sistema coletivo, desde que o farmacêutico participe