Marketing
INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS - IBGEN
MBA EM MARKETING MASTER
DIORGIA BARBOSA
JADSNARA LUNARDI BROGNARA
Atividade Final de Marketing e Propaganda
CRICIÚMA – SC
2014
1 INTRODUÇÃO
Farar-se-á nesta atividade final um relato opinativo sobre os conteúdos abordados em sala, para que se fique registrado o aprendizado de cada um dos indivíduos. Dentro disto deverão ser citados itens como os estereótipos dos profissionais da área, a estrutura de uma agência/setor, o processo de produção com base na criatividade de desenvolvimento citando alguns pontos de colaboração para com o mesmo.
Utilizando-se do material de apoio cedido pelo professor e adicionado uma pesquisa extra, espera-se chegar em um resultado satisfatório sobre cada um dos itens acima citados.
2 PUBLICITÁRIO X “MARKETEIRO”
Dentro de cada setor, em qualquer área de atuação existem os pré-conceitos ou estereótipos de cada profissional, no campo de Marketing e propaganda este item não seria diferente. Cada qual com suas características o ser humano não deve ser colocado em determinado estereótipo apenas por sua escolha profissional, pois, muitas vezes o estereótipo imaginado pode não combinar com o mesmo.
O conceito de estereótipo, de acordo com Significados (2014, p.1), “[...]são pressupostos sobre determinadas pessoas, muitas vezes eles acontecem sem ter conhecimento sobre grupos sociais ou características de indivíduos, como a aparência, condições financeiro, comportamento, sexualidade etc.”
O “marketeiro” vindo da área administrativa é tido como uma pessoa mais sisuda, pois, em sua maioria lidam com números, sistemática da situação, com a visão empresarial, utilizando métodos e indicadores matemáticos.
Já o publicitário, em grande parte, é visto como uma personalidade “livre”, onde tem uma aparência bagunçada, é criativo e busca atender sempre o lado mais humano de todos. Também é tido como um