Marketing
Capitólio 1: O que é administração de Marketing
A ação do Marketing e a performance organizacional nos dias de hoje.
O primeiro capitulo do livro Administração de Marketing aborda diversos temas relacionados com o papel do Marketing nas organizações atualmente e sua influencia direta na performance das organizações.
Se por um lado vemos o movimento de muitas organizações preocupadas em eleger representantes de marketing (CMO – Chief Marketing Officer) junto ao top management, por outro, ainda vemos muitas empresas com certa resistência a área de marketing, que a veem como uma área geradora de custos, e não como um time criador e/ou administrador da demanda de mercado.
De qualquer maneira também é importante pontuar que os resultados obtidos pelo departamento de marketing não se fazem apenas de ações isoladas da área, mas sim de um esforço integrado de todos os departamentos das empresas, com um objetivo único: atender e satisfazer a demanda do mercado alvo.
Com um mercado altamente competitivo, é de vital importância acompanhar as tendências e movimentações no comportamento do cliente, porém muitas empresas trabalham suas estratégias voltadas para escopos que não condizem com a fluência do comportamento dos consumidores.
Atualmente no Brasil, podemos observar empresas com um modelo de administração ultrapassado, que tem focado seus esforços totalmente para produção/preço, sem levar em consideração que seu mercado de atuação tem mudado ao longo dos anos. Cito como exemplo a empresa Nadir Figueiredo, uma empresa brasileira, centenária do no mercado de utilidades domesticas em vidros; apesar de líder no mercado interno deste segmento, a empresa vem observando cada vez mais a entrada de produtos importados de qualidade e inovação superior, porém a não investe na inovação em seu portfólio e prefere garantir boa parte de suas vendas com o bom e velho “Copo