Marketing
Quem nunca recorreu a um bom e velho cafezinho para dar aquela acordada? Ou mesmo para compartilhar histórias com os amigos? Eu confesso que não resisto a um bom café. Por essa razão, resolvi trazer nessa semana o case da Fran’s café. Uma cafeteria genuinamente nacional que vem tentado se reposicionar nesse tão competitivo mercado.
Um breve histórico da marca
Fundada em 27 de abril de 1972, a rede Fran’s café surgiu com uma simples loja, localizada em Bauru, no interior do Estado de São Paulo. O estabelecimento atendia a demanda de lojistas e pessoas que circulavam pela cidade. Porém, com o aumento das vendas, foi aberta uma segunda loja na estação rodoviária de Bauru, local também de intenso movimento na cidade. Aos poucos foi tomando forma o atual conceito de loja 24 horas da rede.
Em 1998, o fundador do Fran’s café associou-se a José Henrique Ramos Ribeiro, quem viabilizou a vinda do café ao centro de São Paulo. Em apenas três anos foram inauguradas mais seis lojas na capital paulista e uma em Belo Horizonte, consolidando assim, o nome e a maca Fran’s café.
Em 1992, com o rápido crescimento da rede, a marca ampliou ainda mais sua atuação ao implantar o sistema de franquias. Atualmente, a rede deu início a um processo de mudanças para recompor o seu mix de produtos, promover algumas melhorias na identidade visual das lojas e lançar sua marca própria de café.
Estilo e arte de servir café
Mistura de lanchonete e cafeteria, as lojas do Fran’s café oferecem um misto de descontração e elegância aos seus clientes. A paleta de cores é toda trabalhada em tons terrosos e em preto, o que confere à identidade visual da marca um ar de sofisticação e sobriedade. O cardápio traz os mais diversos tipos de café, core business da empresa, juntamente com outros produtos tais como salgados, bolos e