Marketing
2o Bimestre Danilo Mota Unisam 2011
d a n i l o . g e r i r @ g m a i l . c o m H T T P : / / s e m p r e e m c r i s e . b l o g s p o t . c o m
1 SEGMENTAÇÃO Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo O ponto crítico no planejamento de marketing é, sem dúvida, a identificação dos alvos de mercado. Uma das soluções, que se apresenta como ponto de apoio e que subsidiará a tomada de decisão do administrador é, sem dúvida, o processo de segmentação de mercado. A segmentação tem sido definida como estratégia de marketing de fundamental importância para o sucesso de uma empresa.
Definir os mercados-alvo A Gillette não tenta vender lâminas de barbear para pré-adolescentes, e Kimberly-Clarke não tenta vender fraldas descartáveis Huggies para famílias sem filhos. Uma siderúrgica inteligente não tenta vendar aço para todas as empresas que utilizam aço. Ela pode se concentrar na produção de aço para a indústria automobilística, para a indústria da construção civil ou para a indústria de eletrodomésticos. Depois de escolhido o mercado, é relativamente fácil identificar o nome dos possíveis compradores. À medida que a empresa aprofunda seu conhecimento sobre o mercadoalvo – o que ele quer, o que compra, onde e quando compra, como compra etc. – ela, melhora sua capacidade de encontrar boas indicações.
O fundamento da segmentação de mercado é relativamente simples. Baseia-se na idéia de que um produto comum não pode satisfazer necessidades e desejos de todos os consumidores. O motivo é simples: os consumidores são muitos, dispersos em diversas regiões; têm hábitos de compra variados, gostos diferenciados e variam em suas necessidades, desejos e preferências. Assim sendo, não se pode tratar todos da mesma forma, bem como não se pode tratar todos de forma diferente. O que se pode fazer é tentar reunir grupos de pessoas com características, preferências e gostos semelhantes, e