Marketing
O tema a ser desenvolvido e explorado no trabalho é “A importância da cultura para o Marketing Internacional”.
O marketing internacional é diferente e mais complexo que o marketing doméstico, não é só pelo tamanho do mercado, mas sim por ter um maior grau de incertezas por estar entrando no mercado externo. Obviamente antes de ir para o mercado internacional as empresas devem passar por diversos processos de decisões, analisando os fatores como, cultura, política e a economia do país a ser implantada a marca.
Atualmente, o cenário econômico e tecnológico apresenta-se instável e dinâmico aumentando as oportunidades de relacionamento entre empresas, negócios e profissionais em escala global, principalmente por causa da ajuda da mídia digital. O processo de atuar em mercados globais vem crescendo cada vez mais nas empresas que desejam permanecer no mercado competitivo.
A globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem fazendo as aproximações dos produtos, serviços, mercadorias e pessoas. A globalização afetou todas as áreas da sociedade, principalmete a comunicação e o comércio internacional. A quebra de fronteiras gerou uma expansão no mercado, facilitando as transações financeiras e auxiliando a expansão de novos negócios. As empresas globais como Nestlé , Wal Mart, IBM, Mc Donald’s, Coca-Cola, Unilever, IBM, procuram estudar todo o mercado do país que será inserido seu produto ou serviço, conhecendo todos os costumes, hábitos, religiões, clima e cultura do país a ser desenvolvido.
As culturas estrangeiras oferecem importantes indícios no que se refere à compreensão dos fatores culturais e sua aliança com os novos produtos. As mudanças culturais podem afetar positivamente ou negativamente as oportunidades de mercado e as diferenças culturais podem representar enormes desafios, podendo também dificultar o trabalho dos profissionais de Marketing.
Como a cultura