Marketing
Este trabalho foi realizado pelos alunos do terceiro ano do curso de Administração de Empresas que tem como objetivo principal propiciar a análise de todos os elementos de marketing a partir das questões abordadas sobre Estratégia de Produto, buscando exemplos e evidências atuais de mercado (no Brasil) a fim de sustentar a teoria. Entretanto, o principal desafio deste trabalho não é simplesmente apresentar a teoria adquirida em sala de aula ou mesmo em pesquisas a serem feitas, mas sim relacioná-las com a realidade do mercado e as práticas que serão utilizadas no dia-a-dia.
Classificação de Produtos
As empresas classificam os produtos segundo destas características;
Durabilidade, Tangibilidade e uso (consumo/industrial) cada produto possui uma estratégia apropriada.
Os produtos podem ser classificados em três grupos de acordo com a durabilidade e a tangibilidade.
Bens Não Duráveis - São bens tangíveis e usados poucas vezes, a estratégia apropriada é torna-los disponíveis em muitos locais, ter um lucro pequeno no varejo e anunciar maciçamente para induzir e ganhar o consumidor. Ex Sabão, Cerveja e etc.
Bens Duráveis - São bens tangíveis usados durante certo período. Os produtos duráveis exigem venda pessoal e serviços, trabalham com uma margem mais alta e requerem mais garantias do fabricante. Ex. Geladeira, Vestuário, Ferramentas e etc.
Serviços - São Produtos intangíveis, inseparáveis e perecíveis. Exige mais controle de qualidade, credibilidade do fornecedor e adaptabilidade. Ex: Serviços, Assessoria Jurídica e serviços de reparos.
Diferenciação de produto
Quanto aos produtos presentes no mercado atual, podemos diferencia-los de acordo com sua forma, características, qualidade de desempenho, qualidade de conformidade, durabilidade, confiabilidade, facilidade de reparo e também pelo seu estilo apresentado.
Sendo assim, iremos abordar cada componente citado acima, sendo eles:
Forma: Muitos produtos podem ser diferenciados em termos de forma,