Marketing Social 1
Segundo Kotler (2010), o cenário do Marketing está dividido em três categorias: Marketing 1.0; Marketing 2.0 e Marketing 3.0. Esse último, tratado como Era dos Valores, reconhece que o consumidor é mais do que um simples comprador, ele tem preocupações coletivas e ambientais, e almeja por uma sociedade melhor. Kotler (2010) afirma que os clientes estão mais consciente, ativos e poderosos do que nunca.
Como citado, os clientes atuais dedicam atenção às questões ambientais intrínsecas à fabricação/processo dos produtos/serviços que usufruem. Com os temas responsabilidade social e sustentabilidade assumindo condições de protagonistas no atual mercado, os consumidores passaram a exigir das empresas uma postura pautada nos valores éticos alinhados às necessidades da sociedade.
Algumas empresas sentiram a pressão e conscientizaram-se de que necessitavam fazer alguma coisa antes de serem apontadas e constrangidas publicamente pelos ambientalistas. Em outro patamar estavam algumas empresas que perceberam que podiam aproveitar esse interesse público, comercializando agressivamente produtos e serviços “verdes” (KOTLER, 2010).
O aumento da consciência ambiental em todo o mundo está implicando um novo tipo de consumidor, chamado de consumidor “verde”, que faz com que a preocupação com o meio ambiente não seja somente um importante fato social, mas seja considerada também como um fenômeno de marketing novo. Esse consumidor manifesta suas preocupações ambientais no seu comportamento de compra, sendo atraído por produtos que consideram menos impactantes ao meio ambiente, e atribuindo mais valor àqueles que são produzidos por empresas ambientalmente responsáveis (DIAS, 2005).
Segundo Correa e Correa (2004), um dos aspectos que tem forte relação com a ética nos negócios é a sustentabilidade. Com base nisso, a empresas estão buscando a “produção sustentável”, termo associado à prática de produção que não prejudique ou