Fichamento: conceito e evolução do marketing social
1-Identificação da obra:
Título: Conceito & Evolução do Marketing Social
Autor: Marcio Ruiz Schiavo
Ano: 1999
Número de Páginas: 7
Referência a ser utilizada no trabalho:
SCHIAVO, M. S. Conceito & evolução de Marketing Social. Revista Conjuntura Social, São Paulo, n 1, p. 25-29, março de 1999.
2- Ideias principais: A definição de marketing social, expressão que foi utilizada pela primeira vez em 1971, nos EUA por Kotler e Zaltman, vai além daquela utilizada para definir marketing comercial. Com o crescimento do terceiro setor surgiu à necessidade de se pensar numa nova estratégia para o sucesso do empreendimento social. Para Kotler toda organização social deveria ter um profissional de marketing que seria responsável, entre outras coisas, pela implementação das ações de marketing, acompanhando-as e avaliando os resultados obtidos, e procedendo às mudanças ou correções necessárias para o êxito do empreendimento social desenvolvido pela organização. Ainda de acordo com Kotler, as pessoas beneficiárias dos programas sociais assistenciais, ou seja, os clientes destes programas passariam a ser beneficiários ou assistidos.
Outro ponto relevante é a utilização do marketing social na área da saúde, a incorporação de novos conceitos trazidos neste campo inovou a área da comunicação das campanhas e programas deste segmento, novos profissionais foram incorporados e os resultados superaram as expectativas e comprovando que a comunicação social é uma importante estratégia a ser utilizada. O marketing social também pode ser usado na comercialização de “produtos sociais” (preservativos por exemplo) com preços subsidiados. No entanto o “mercado social” não se mantém por muito tempo, ( a organização, o marketing social seria tão-somente uma adaptação do mercado comercial, aplicada a área e aos problemas sociais.
Concluindo o marketing social numa definição moderna tem como objetivo principal provocar na