Projeto marketing social
MARKETING SOCIAL: Brasil
Roberto Luiz Barbosa da Silva.
INTRODUÇÃO
Philip Kotler - “o conceito de marketing social exige que os profissionais de marketing equilibrem três fatores ao definirem sua política de mercado: os lucros da empresa, os desejos dos consumidores e os interesses da sociedade”.
Este projeto visa identificar os impactos social e mercadológico percebidos pelo ambiente (público diretamente beneficiado pela ação social), e pelo extra-ambiente (público não diretamente beneficiado pela ação social) diante das marcas e organizações agentes do Marketing Social, com vistas a compreender e analisar a transferência de valor de caráter humanitário para o valor de caráter mercadológico. A escolha do Brasil deve-se fundamentalmente, porque o país apresenta uma característica social de desequilíbrio. A deficiência do Estado em atender todas necessidades sociais vem fazendo cada vez mais com que a sociedade sinta a necessidade de um maior desenvolvimento de ações e medidas que visem diminuir os seus problemas. Essa “negligência estatal” vem levando o segundo setor a apoiar projetos que visem o bem estar social, desenvolvendo e realizando sua responsabilidade social. As campanhas de mudança social podem alcançar objetivos de influir, determinar e mudar as idéias e as práticas sociais gerais.
CONCEITO Marketing Social como ferramenta de desenvolver o bem estar social em uma região, instituição ou grupo social, agregando os valores psicológicos, sociais, culturais e pessoais obtidos nesta ação, aos valores mercadológicos e institucionais buscados pela marca. A natureza do marketing como ciência aplicada, transforma o Marketing Social em uma ferramenta natural das Organizações, pois ao observar o comportamento da sociedade para criar e embasar suas teorias e estratégias é natural que o marketing atue socialmente, sobretudo, aproveitando sua natureza sociológica. As