marketing reacionamento
Texto: No Lugar dos 4 P’s os 8 Processos Universais (Mário Nei Pacanhan et all)
O mercado atual exige mudanças constantes e rápidas em todas as áreas de uma empresa e as novas tecnologias aceleram este processo, no marketing, em razão de consumidores mais criteriosos, novos mercados e multiplicação da concorrência.
Os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) contribuiram para que Nickels e Wood (2001, p.11) identificassem os oito processos como uma alternativa para facilitar a ordem de prioridades no processo decisório, tornando o marketing mais eficaz e acertivo em seus objetivos.
Os oito processos universais
1. Busca e análise ambiental.
2. Pesquisa e análise de marketing.
3. Segmentação, seleção de mercado-alvo e posicionamento.
4. Produto: Desenvolvimento de produto e diferenciação.
5. Preço: Determinação de valor e preços.
6. Praça: Gerenciamento de canais e da cadeia de valor.
7. Promoção: Comunicação de marketing integrada (CMI).
8. Construção de relacionamento.
O conceito de Marketing de Relacionamento é relativamente recente, e passou a receber maior importância a partir da década de 1990. Como todos os demais conceitos da área da administração este também surgiu de uma necessidade, imposta pelo mercado: a reformulação da relação empresa/consumidor. A disponibilidade de informação e a grande concorrência do mercado estão fazendo com que os consumidores assumam uma posição privilegiada no relacionamento de compra/venda. São eles que passam a determinar o significado de “valor” e assim controlar a relacionamento com a empresa.
Quando mercado se abre para a concorrência, as empresas devem cortejar rapidamente seus clientes para eles permanecerem fiéis. Essas empresas expressaram uma nova disposição em modificar seu produto de modo a atender as exigências dos clientes, procurando estabelecer uma real interação empresa-cliente, onde o cliente interage com a empresa, expondo suas