Marketing - Praça/ponto de venda
Praça, definido também como canal de “distribuição”, desrespeito ao caminho que o produto percorre desde a sua produção até o consumo. A distribuição compreende as atividades necessárias para que a oferta comercializada pela empresa fique acessível ao seu mercado consumidor, ela se preocupa e se refere à logística e aos canais através dos quais o produto chega aos clientes.
A praça apresenta-se muitas vezes como algo menos perceptível, porém é uma atividade importante para a satisfação geral do cliente, dessa forma, precisa ser bem trabalhada, não só pelas grandes empresas, mas também pelas pequenas.
1.2 COMPOSIÇÕES DA PRAÇA
A praça é composta por: canais de distribuição, cobertura, locais, estoque e transporte.
Canais de distribuição: São os meios no qual o produto percorre para chegar até o consumidor;
Cobertura: Refere-se à capacidade de uma empresa atender um determinado perímetro territorial, ou seja, sua abrangência e quais regiões ele irá ser distribuído;
Locais: Pontos de venda do produto onde há comercialização dos mesmos;
Estoque: O estoque estará relacionado ao armazenamento, fiscalização e administração do produto. Atender a demanda assegurando a disponibilidade do produto;
Transporte: São os meios físicos pelo qual o produto vai desde a produção até o consumidor;
1.3 IMPORTÂNCIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS
A praça desempenhara papel fundamental no que diz respeito à comercialização dos produtos, é através dela que o produto vai desde o mercado de produção até seu cliente. A partir dela é possível criar estratégias para fazer uma distribuição eficaz e assim atingir uma maior quantidade de público satisfazendo sua necessidade e exigências.
O mix de marketing é composto pelos 4P’s que são formas de influência sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4C’s do cliente.
Praça conveniência.
Case Chanel.
2. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Praça irá incluir pontos de vendas, pronta-entrega, horários