Didática
Atividade referente ao resumo do texto História local e práticas de memória
O presente texto aborda uma proposta de trabalho, que tem como objetivo tratar do ensino de história local para uma educação patrimonial, desenvolvida no grupo de pesquisa História de São de Gonçalo: memória e identidade, tendo como participantes a comunidade escolar e a comunidade local .
O corpo do texto em questão é composto por duas partes. Nos primeiros itens, são apresentados os conceitos que fundamentam a proposta, já na segunda parte, que compreende os últimos itens, sugere-se cinco atividades práticas, partindo de exemplos nos quais foram utilizados materiais de memória de várias localidades mineiras. Dentro desse contexto foram vistos o conceito de memória, narrativa, identidade e patrimônio.
A memória segundo o texto é um processo social, pois tudo que nos cerca informa as rememorações, que conduzem as nossas vidas, por meio dos grupos em que estamos inseridos. Sendo assim, as narrativas podem ser diferentes, apesar da vivência coletiva . Para a narração da nossa própria história, apropriamos da narrativa de outros. Então o que constitui memórias coletivas de grupo: são as narrativas de um determinado grupo, haja vista assumirmos como nossas memórias coletivas, mesmo sem termos vivenciado os acontecimentos. Com isso as heranças coletivas dão ao grupo a ideia de pertencimento. A nossa identidade se relaciona com a memória, fundamentando-se naquilo que fizemos ou construímos no passado. Nesse caso a memória é um patrimônio e tem valor fundamental para a nossa existência, seja ela de cunho individual como :casa, carro entre outros, e coletivo como : prédios históricos, festas e músicas etc. No entanto esses elementos só ganharão a condição de patrimônio, se nós construirmos sentidos contemporâneos para eles incorporando-os como