Logistica
Administração do Canal de Distribuição no Composto de Marketing
Para algumas empresas distribuição de produtos e alocação de serviços significa dispêndio e, para outras empresas, fator de sobrevivência por oferecerem produtos que deverão estar o mais próximo possível de seus clientes.
Mas independente da empresa e do serviço/produto que ela oferece, o canal de distribuição constitui um fator estratégico dentro do Composto de Marketing.
Muitos autores defendem que o Canal de Distribuição, a Cadeia de Suprimentos, etc., deveria na verdade ser chamada de Cadeia de valor. Mas porque Cadeia de valor?
Quando a empresa produz e oferece seu produto/serviço na dimensão Cadeia de Valor consegue obter vantagem competitiva, comprando dos melhores fornecedores, produzindo com qualidade e assim, oferecendo um produto final com proposta de valor e dentro dos objetivos do Composto de Marketing.
Isso significa que a produção obterá escala, redução de custos e qualidade. Por consequência, a empresa gerará lucro.
Para essa equação se tornar completa, o empresário deve também estudar se a Logística de que se serve tem uma proposta de valor. É um trabalho de muita pesquisa e análise de dados, mas que vale a pena.
Por fim, o Composto de Marketing – Preço, Produto, Promoção e Praça só serão eficientes se representarem para a empresa sinergia e constituírem uma combinação com infalível proposta de valor para o consumidor final.
http://www.empresasedinheiro.com/composto-de-marketing-%E2%80%93-preco-produto-praca-e-promocao/
Praça
O “P” de “praça” também é conhecido como ponto-de-venda ou canal de distribuição e pode ser descrito como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições que, em combinação, executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais a fim de realizar a tarefa de marketing. De uma forma mais simples, distribuição em marketing significa disponibilizar o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e