Marketing político
O planejamento é um processo que estabelece ou decidi um estado futuro desejado e uma linha a ser seguida para a empresa, com meios efetivos de torná-lo realidade, isso pode justificar o fato dele vir antes da tomada de decisão, servindo justamente para nortear toda e qualquer d12ecisão dentro de uma empresa. Segundo Steiner (1969 apud Rebouças 2009, p. 134), estabelece cinco dimensões do planejamento, assim vejamos:
1°- corresponde ao assunto ao assunto abordado, que pode ser, produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalação, recursos humanos; 2°- correspondem aos elementos do planejamento, entre os quais podem ser citados, propósito objetivos, estratégias políticas, programas, orçamentos, normas, procedimentos, entre outros; 3°- corresponde a dimensão de tempo do planejamento, ex.: longo, médio e curto prazo; 4°- corresponde as unidades organizacionais, onde o planejamento é elaborado e nesse caso pode-se ter planejamento corporativo de unidades estratégicas de negócios, de subsidiárias, grupos funcionais, divisões departamentos, produtos; 5°- correspondem as características do planejamento, que podem ser apresentadas por: complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade, planejamento estratégico ou tático, confidencial ou publico, formal ou informal, econômico ou caro.
No contexto organizacional a estratégia corresponde a capacidade de trabalhar continua e sistematicamente, o ajustamento das organizações as condições ambientais em mutação tendo em mente a visão de futuro e perpetuidade organizacional (OLIVEIRA, 2002).
Atualmente a turbulência por que passam as organizações, é tão acentuada e tão acelerada que o ambiente organizacional é descrito como românico –ausência de placidez e tranqüilidade- e nesse ambiente a grande função da estratégia é promover o equilíbrio, entre, a visão de futuro da organização e o necessário, no presente para se atingir o futuro desejado. Para tanto a estratégia