Marketing Político
Milton Duarte
Prof. Paulo César D’elboux
Faculdades Integradas Claretianas
22/02/2011
1 INTRODUÇÃO
Marketing é a ciência que se fundamenta na identificação e interpretação de anseios do mercado para, posteriormente, poder atendê-los, satisfazendo as necessidades identificadas. Segundo Kotler (2000), o marketing é mais uma filosofia de gestão do que simplesmente vender.
2 MARKETING POLITICO E SUAS FERRAMENTAS
o público alvo do marketing político é o mercado eleitor, os profissionais de marketing direcionam as suas estratégias para satisfazer este segmento de maneira lucrativa. Em uma campanha eleitoral, depois de uma pesquisa detalhada dos eleitores, o composto mercadológico é direcionado aos resultados dessa pesquisa.
Embora dezenas de variáveis estejam envolvidas, a tomada de decisões em marketing pode ser dividida em quatro estratégias básicas, conhecidas como “quatro P’s”: Produto, Preço, Ponto (distribuição) e Promoção. Seu conjunto forma o composto de marketing - mistura dos quatro elementos de estratégia para atender às necessidades e preferências de um mercado específico.
Produto: O produto é o candidato que precisa vender sua imagem ao eleitor, buscando através das pesquisas de mercado, moldar seu perfil ao escolhido por seu público alvo.
Preço: o preço é o que o candidato propõe para ser justificável e apreciado pelos eleitores. O candidato precisa buscar as melhores propostas para agradar o eleitor e vencer a concorrência.
Ponto: (Distribuição): a distribuição é feita através dos meios de comunicação como revistas, jornais, folhetos, televisão, Internet, entre outros; e também através de cabos eleitorais, para que a imagem do candidato e suas propostas cheguem em tempo hábil ao mercado, ou seja, os eleitores.
Promoção: A ações sociais executadas pelo candidato como remédios, transportes, alimentos, entre outras ajudas que possam incentivar o eleitor a escolher determinado